21/05/2009

Fifa já escolheu as cidades-sede, mas dúvida persiste na Amazônia



Em reunião privada com arquitetos, nesta segunda-feira, 18 de maio, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, revelou que a Fifa já definiu as capitais brasileiras que sediarão jogos para a Copa de 2014. Segundo a fonte, o Brasil terá mesmo 12 cidades-sede. A dúvida persiste na Amazônia, entre Belém e Manaus, e essa decisão somente será tomada no dia 31, nas Bahamas.

Blatter, presidente da FIFA.

No Centro-Oeste, a capital escolhida foi Cuiabá. No Nordeste, todas as candidatas foram selecionadas: Fortaleza, Natal, Recife e Salvador. No Sul, entram Porto Alegre e Curitiba, e na região Sudeste como era de se esperar, confirmaram-se as candidaturas de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro (onde provavelmente será realizada a final da Copa).Brasília poderá ter o palco da abertura, no estádio Mané Garrincha, mas ainda não foi confirmado.
Enquanto isso a briga no Norte está acirrada, Para tornar realidade o sonho de sediar jogos da Copa 2014 o governo do Amazonas apostou alto e se não conseguir investidores privados irá arcar com todas as despesas da reforma do estádio Vivaldo Lima (Vivaldão). Todo o projeto que inclui a reforma do estádio, obras do entorno e melhorias do sistema viário estão orçadas em R$ 6 bilhões, sendo que a reforma do Vivaldão, incluindo a sua demolição, tem um custo de pouco mais de R$ 500 milhões.

Como seria o estádio Vivaldo Lima reformado.

Projetada pela Gerkan Marg und Partner (GMP), escritório de arquitetura que projetou grandes estádios para a Copa da Alemanha (2006), a nova arena terá um teto retrátil semelhante ao dos estádios europeus. A cobertura será feita de forma a simular um cesto de palha e as escamas de répteis para lembrar a fauna amazônica. “Buscamos imagens do Amazonas para mostrar a Amazônia para o mundo” ressalta o arquiteto Ralf Amman, gerente da GMP. O arquiteto explica ainda que foi elaborado um amplo estudo que mostrou que a opção pela demolição do Vivaldão e a instalação de uma nova arena seria mais viável. “Nosso projeto dará ao Vivaldão a possibilidade do estádio sediar outros eventos além do futebol, como shows, lojas de conveniência e outras atividades esportivas”.

Fonte: Portal Copa2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Maldito Geek | criado por Iuri Vieira | Copyright © 2009 | Original Design By Deluxe Themes | Converted To Blogger By Technolizard